Local:
Centro Cultural FIESP
Endereço:
Av. Paulista, 1313, São Paulo
País:
Brasil.
Ano:
2023.
Descrição:
Por Singularidade entendemos não a hipótese de que a inteligência artificial possa se tornar autônoma podendo ter autoconsciência, mas, por outro lado, como “Singularidades”, no plural, hipótese à la ficção científica em que a interação mútua entre inteligências artificiais e inteligências naturais (humanas) levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada, um “eu artificial” que poderia dialogar com o “eu natural” trocando informações e experiências de diversas maneiras, ou seja, uma “consciência mixada”, na qual a consciência humana teria acesso imediato a todo o conhecimento humano; isso levaria indubitavelmente a um salto evolutivo na história da humanidade.
Não uma única singularidade artificial que dominaria a humanidade, mas uma multiplicidade de “singularidades mixadas” que interagiriam entre si na solução dos problemas complexos do mundo. Com a ascensão do acesso às inteligências artificiais e sua distribuição na sociedade, cairá o mito de que um dia esses algoritmos evolutivos terão uma consciência como a nossa. Pelo contrário, a parceria entre máquinas inteligentes e humanidade aumentará substancialmente o desenvolvimento geral de toda a cultura, bem como do próprio ser humano.
Na exposição de arte e tecnologia Singularidades Interativas do FILE SP 2023, convidamos o público a uma vivência desafiadora e enriquecedora, sugerindo por meio das obras uma atitude positiva e participativa para aprender e crescer com as experiências apresentadas, como se as obras fossem especialmente para si. Através dessa relação personalizada, os visitantes se deparam com novas possibilidades de pensar e de agir em um mundo menos massificado. Acreditamos que recursos digitais e conhecimentos podem ser explorados de formas diversas na arte, desde o uso de dispositivos mecânicos em obras físicas até a criação de novas formas e novos padrões com a ajuda das tecnologias inteligentes.
Essas obras acabam por levar a novas descobertas e possibilidades no campo do desenvolvimento das artes, moldando e modelando o comportamento do público para se adaptar ao desenvolvimento acelerado das novas formas de Arte, não apenas estéticas, mas também inteligentes.
Ricardo Barreto & Paula Perissinotto – Organizadores e co-fundadores do FILE
Data: 19/09/2023 a 29/10/2023.