PLAYMODE

Local:

Centro Cultural Banco do Brasil  BH, RJ, SP e DF.

Endereço:

Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

País:

Brasil.

Ano:

2022/2023.

Descrição:

TOUR VIRTUAL

Exposições:

PLAYMODE BH no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Belo Horizonte, de 30/03/2022 a 06/06/2022.

PLAYMODE RJ, no CCBB RJ de 19/07/2022 a 12/10/2022.

PLAYMODE SP, no CCBB SP, de 26/10/2022 a 16/01/2023.

PLAYMODE DF, realizada no CCBB DF, de 07/02/2023 a 02/04/2023.

DOWNLOAD DO CATÁLOGO

Produção realizada para a exposição Playmode nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Desde muito cedo, os artistas compreenderam o poder de transformação do jogo, integrando-onas suas obras com propósitos distintos – evasão à realidade, construção e transformação social,subversão ou crítica dos próprios mecanismos de brincadeira e jogo.

A exposição Playmode trouxe uma reflexão sobre estes aspetos e sobre o período de ludificação que as sociedades contemporâneas atravessam, reunindo o trabalho de vários artistas que adotamo tema explorando novos modos de ver, de participar e de transformar o mundo, usando o jogo deforma crítica.

A exposição Playmode também questionou sobre o papel da brincadeira e do jogo em diferentespráticas artísticas assim como a influência destes na sociedade, com um foco especial no processode ludificação da mesma. Esta reflexão manifestou-se através de três eixos distintos na apresentaçãodas obras.

Ao propor uma reflexão sobre a faceta lúdica da sociedade contemporânea, Playmode dividiu ostrabalhos dos artistas em três grandes eixos: “Modos de desconstruir, de modificar e de especular”,“Modos de participar e de mudar” e, por último, “Modos de transformar, de sonhar e de trabalhar”.

No primeiro eixo encontram-se obras que exploram os modos de jogar. Valendo-se de jogos bemconhecidos, propõe a transformação de regras e mecanismos já automatizados pelas pessoasfamiliarizadas com esses jogos. Sugere-se, nessa dinâmica, a revisão de conceitos como resistênciae o estímulo para promover novas visões do mundo contemporâneo.

O eixo 2 pede uma atenção mais profunda dos visitantes: além da participação ativa nos jogos,

mobiliza-se a consciência das decisões tomadas ao longo da partida.Consequentemente, as peças digitais desse eixo acabam por estimular a mudança de perspectivasem relação à realidade e às maneiras de lidar com ela.

O terceiro e último eixo da mostra evidencia o poder dos jogos em construir sonhos e a capacidadede promover o deslocamento do jogador para espaços imaginários. Além desse aspecto lúdico, oterceiro grupo enfatiza a capacidade de transformação das estruturas cognitivas, físicas e sociaislatentes no jogo e no ato de jogar.

O presente projeto teve como objetivo adaptar esta exposição que foi realizada pela primeira vezno Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – MAAT, em Portugal; com a curadoria dos portuguesesFilipe Pais e Patrícia Gouveia; ao contexto dos espaços culturais do Banco do Brasil em Brasília,São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“Buscamos obras que simbolizem a revolução digital que nós vivemos e que apresentem, pela

linguagem da tecnologia, as necessidades básicas humanas de interagir, de se espelhar no outroe de resistir à imobilidade”, descreve Gouveia.

“Esperamos que as pessoas se envolvam com aproposta”, diz Pais.

“Assim como os portugueses, os brasileiros são curiosos e acredito que vãogostar de participar”, completa o curador.

Playmode teve o patrocínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da BB Asset Management,que é a gestora de fundos de investimento do Banco do Brasil.

Todas as 4 exposições tiveram acesso totalmente gratuito; alcançando um público de visitantes total nas 4 cidadesde 153.482 visitantes. Também foi elaborado um catálogo  incluindo as obras e os artistas presentes

nas exposições de cada uma das cidades destacadas: São Paulo, Rio deJaneiro, Brasília e Belo Horizonte. A tiragem foi de 1.000 unidades no total, distribuídasgratuitamente à diferentes bibliotecas.

Audio Guias

EIXO 1 – ESPECULAÇÕES E DESVIOS

» Jaime Lauriano | A taça do mundo é nossa 2018F

» Jaime Lauriano | Morte Súbita 2014

» Nelson Leirner | Futebol

» Nelson Leirner | Cubo de Dados 1970

» Samuel Bianchini | The 23rd Player – A Behavioral Ball 2012

EIXO 2 – INTERAÇÕES SÉRIAS E BRINCADEIRAS CRÍTICAS

» Mary Flanagan | [mapscotch] – [bombscotch] 2013

» Ricardo Barreto e Raquel Fukuda | Xadrez Auto-Criativo 2019

» Laura Lima e Marcius Galan | Mesa de jogos 2020

» Shimabuku | Flying Me 2006

» Brad Downey | Un-Stitching Karl e outras 2008

» Filipe Vilas-Boas | The Rated Republic of China, 2017 | United Likes of America 2017

» Isamu Noguchi | U.S. Pavilion Expo ‘70, Garden of the Moon 1968

» Mediengruppe Bitnik | Surveillance Chess 2012

» Aram Bartholl | Dust 2011

» Priscila Fernandes | For a Better World 2012 | To the Playground 2012

» Harun Farocki | Serious Games I: Watson is Dow 2010 | Serious Games III: Immersion 2009

EIXO 3 – PARADOXOS E POSSIBILIDADES LÚDICAS

» Pippinbarr | Let’s Play: Ancient Greek Punishment 2011

» Pippinbarr | The Artist is Present 2011

» Auriea Harvey & Michaël Samyn, Tale of Tales | The Graveyard

» Brent Watanabe | San Andreas Streaming Deer Cam 2015-2016

» Joseph DeLappe | Elegy: GTA USA Gun Homicides 2018-19

» Bill Viola | The Night Journey 2007-2018

» Guilherme Meneses | Huni Kuin

» Molleindustria | Everyday the same dream 2006

» Molleindustria | Phone Story 2011

» Lucas Pope | Papers Please 2013

» David Oreilly |Everything 2017

» The Pixel Hunt | Bury Me, My Love 2017

» Miltos Manetas | SuperMarioSleeping 1997