Local:
Centro Cultural Banco do Brasil BH, RJ, SP e DF.
Endereço:
Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília
País:
Brasil.
Ano:
2022/2023.
Descrição:
Exposições:
PLAYMODE BH no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Belo Horizonte, de 30/03/2022 a 06/06/2022.
PLAYMODE RJ, no CCBB RJ de 19/07/2022 a 12/10/2022.
PLAYMODE SP, no CCBB SP, de 26/10/2022 a 16/01/2023.
PLAYMODE DF, realizada no CCBB DF, de 07/02/2023 a 02/04/2023.
Produção realizada para a exposição Playmode nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Desde muito cedo, os artistas compreenderam o poder de transformação do jogo, integrando-onas suas obras com propósitos distintos – evasão à realidade, construção e transformação social,subversão ou crítica dos próprios mecanismos de brincadeira e jogo.
A exposição Playmode trouxe uma reflexão sobre estes aspetos e sobre o período de ludificação que as sociedades contemporâneas atravessam, reunindo o trabalho de vários artistas que adotamo tema explorando novos modos de ver, de participar e de transformar o mundo, usando o jogo deforma crítica.
A exposição Playmode também questionou sobre o papel da brincadeira e do jogo em diferentespráticas artísticas assim como a influência destes na sociedade, com um foco especial no processode ludificação da mesma. Esta reflexão manifestou-se através de três eixos distintos na apresentaçãodas obras.
Ao propor uma reflexão sobre a faceta lúdica da sociedade contemporânea, Playmode dividiu ostrabalhos dos artistas em três grandes eixos: “Modos de desconstruir, de modificar e de especular”,“Modos de participar e de mudar” e, por último, “Modos de transformar, de sonhar e de trabalhar”.
No primeiro eixo encontram-se obras que exploram os modos de jogar. Valendo-se de jogos bemconhecidos, propõe a transformação de regras e mecanismos já automatizados pelas pessoasfamiliarizadas com esses jogos. Sugere-se, nessa dinâmica, a revisão de conceitos como resistênciae o estímulo para promover novas visões do mundo contemporâneo.
O eixo 2 pede uma atenção mais profunda dos visitantes: além da participação ativa nos jogos,
mobiliza-se a consciência das decisões tomadas ao longo da partida.Consequentemente, as peças digitais desse eixo acabam por estimular a mudança de perspectivasem relação à realidade e às maneiras de lidar com ela.
O terceiro e último eixo da mostra evidencia o poder dos jogos em construir sonhos e a capacidadede promover o deslocamento do jogador para espaços imaginários. Além desse aspecto lúdico, oterceiro grupo enfatiza a capacidade de transformação das estruturas cognitivas, físicas e sociaislatentes no jogo e no ato de jogar.
O presente projeto teve como objetivo adaptar esta exposição que foi realizada pela primeira vezno Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – MAAT, em Portugal; com a curadoria dos portuguesesFilipe Pais e Patrícia Gouveia; ao contexto dos espaços culturais do Banco do Brasil em Brasília,São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
“Buscamos obras que simbolizem a revolução digital que nós vivemos e que apresentem, pela
linguagem da tecnologia, as necessidades básicas humanas de interagir, de se espelhar no outroe de resistir à imobilidade”, descreve Gouveia.
“Esperamos que as pessoas se envolvam com aproposta”, diz Pais.
“Assim como os portugueses, os brasileiros são curiosos e acredito que vãogostar de participar”, completa o curador.
Playmode teve o patrocínio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da BB Asset Management,que é a gestora de fundos de investimento do Banco do Brasil.
Todas as 4 exposições tiveram acesso totalmente gratuito; alcançando um público de visitantes total nas 4 cidadesde 153.482 visitantes. Também foi elaborado um catálogo incluindo as obras e os artistas presentes
nas exposições de cada uma das cidades destacadas: São Paulo, Rio deJaneiro, Brasília e Belo Horizonte. A tiragem foi de 1.000 unidades no total, distribuídasgratuitamente à diferentes bibliotecas.
Audio Guias
EIXO 1 – ESPECULAÇÕES E DESVIOS
» Jaime Lauriano | A taça do mundo é nossa 2018F
» Jaime Lauriano | Morte Súbita 2014
» Nelson Leirner | Futebol
» Nelson Leirner | Cubo de Dados 1970
» Samuel Bianchini | The 23rd Player – A Behavioral Ball 2012
EIXO 2 – INTERAÇÕES SÉRIAS E BRINCADEIRAS CRÍTICAS
» Mary Flanagan | [mapscotch] – [bombscotch] 2013
» Ricardo Barreto e Raquel Fukuda | Xadrez Auto-Criativo 2019
» Laura Lima e Marcius Galan | Mesa de jogos 2020
» Shimabuku | Flying Me 2006
» Brad Downey | Un-Stitching Karl e outras 2008
» Filipe Vilas-Boas | The Rated Republic of China, 2017 | United Likes of America 2017
» Isamu Noguchi | U.S. Pavilion Expo ‘70, Garden of the Moon 1968
» Mediengruppe Bitnik | Surveillance Chess 2012
» Aram Bartholl | Dust 2011
» Priscila Fernandes | For a Better World 2012 | To the Playground 2012
» Harun Farocki | Serious Games I: Watson is Dow 2010 | Serious Games III: Immersion 2009
EIXO 3 – PARADOXOS E POSSIBILIDADES LÚDICAS
» Pippinbarr | Let’s Play: Ancient Greek Punishment 2011
» Pippinbarr | The Artist is Present 2011
» Auriea Harvey & Michaël Samyn, Tale of Tales | The Graveyard
» Brent Watanabe | San Andreas Streaming Deer Cam 2015-2016
» Joseph DeLappe | Elegy: GTA USA Gun Homicides 2018-19
» Bill Viola | The Night Journey 2007-2018
» Guilherme Meneses | Huni Kuin
» Molleindustria | Everyday the same dream 2006
» Molleindustria | Phone Story 2011
» Lucas Pope | Papers Please 2013
» David Oreilly |Everything 2017
» The Pixel Hunt | Bury Me, My Love 2017
» Miltos Manetas | SuperMarioSleeping 1997